10 mandamentos contra o refluxo

10 mandamentos contra o refluxo

Publicado em 22 de abril de 2016 às 8:36pm

indigestion-heartburn-stomach-ache-small-iStock_000041361180_Medium

  1. Tente elevar a cabeceira da cama em 20-30 cm ou dormir com travesseiro mais alto para evitar o refluxo durante à noite.
  2. Evite refeições abundantes! Deve-se fracionar a dieta ao longo do dia. Lembre-se: comer pouca quantidade e em mais vezes. Não exagere nos líquidos durante almoço e janta.
  3. Não se deite após as refeições – isso é fatal para o refluxo! Espere no mínimo 2 horas.
  4. Não fume! O tabagismo piora muito as queixas, além de aumentar o risco de câncer tanto de esôfago e faringe quanto de estômago.
  5. Caso seu IMC esteja acima de 25, ou seja, você se encontra acima do peso, emagreça!
  6. Evite determinados alimentos que favoreçam o refluxo: gorduras, chocolate, álcool, café e excesso de carboidratos simples. Verifique se você não é intolerante à lactose.
  7. Não use roupas apertadas na região abdominal.
  8. Evite a prisão de ventre (constipação).
  9. Coma devagar e evitar a aerofagia (engolir ar ao deglutir). Aprecie sua refeição ao máximo.

Das doenças e condições que comentou por aqui, essa do refluxo posso usar exemplo próprio. Sofro com a Doença do Refluxo Gastroesofágico. Preciso estar sempre vigilante em relação a esses cuidados para evitar sintomas e, no meu caso, noites mal dormidas.

O último recado é bastante importante:

10º mandamento: Converse com seu médico sobre medicações que possam favorecer o surgimento do refluxo (beta-agonistas, nitratos, bloqueadores de canal de cálcio e anticolinérgicos). Às vezes, trocas podem ser feitas e você ser beneficiado.
Grande abraço,
Leandro Minozzo

Novo Hamburgo- RS | Rua Nações Unidas, 2475 sala 203 - Bairro Rio Branco – Tel. (51) 3035 1240 ou (51) 9818 2595 | leandrominozzo@gmail.com

2015 - Todos os direitos Reservados