25 dicas para perder peso de maneira definitiva

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 2:16pm

Authority-Nutrition

  1. Associar exercícios físicos regulares a uma dieta de baixa caloria, com carboidratos de baixo índice glicêmico
  2. Diagnosticar e tratar transtornos mentais (principalmente compulsão alimentar) descompensados ou erros cognitivos que levem ao ganho de peso
  3. Participar de atividades de educação nutricional em grupos – isso mesmo, por incrível que parece, você precisa reaprender a se alimentar e a se relacionar com a comida
  4. Adesão ao tratamento medicamento quando proposto
  5. Foco na saúde integral, não apenas na balança
  6. Compreender as reações que envolvem o comportamento alimentar, como as armadilhas ou as compensações
  7. Procurar um profissional especialista e com a capacidade e interesse de fazer a aliança terapêutica com o paciente e, principalmente, com outros profissionais
  8. Pesar-se a cada 2 dias
  9. Demorar pelo menos 20 minutos no almoço e no jantar, treinando com técnicas como a de descanso de talheres, saída para ir ao banheiro ou consumindo chá antes da refeição
  10. Aprender com os erros que, com certeza, acontecerão; percebo que a autocrítica dos pacientes com dificuldades em controlar o peso costuma ser exagerada, por isso sempre converso com eles sobre uma virtude fundamental para o sucesso que é a compaixão
  11. Reforço positivo com resultados alcançados, mas não só em quilos perdidos, perceber outros sinais de melhora na saúde
  12. Aprender a planejar as refeições
  13. Consuma amêndoas, nozes e castanha do Pará como lanche da manhã
  14. Procure descobrir se você tem as seguintes condições: fígado gorduroso (esteatose hepática) e resistência insulínica
  15. Tomar café da manha
  16. Lembrar de consumir alimentos-fonte de fibras, de proteína e de gordura, em especial mono e polinsaturadas
  17. Tomar a quantidade de água indicada pelo médico (aproximadamente 30 ml por quilo de peso ao dia)
  18. Usar pratos, xícaras e copos de tamanho adequado, evitando, assim, exagero nas porções
  19. Aprender a preparar pratos simples, a base de frango, ovos, batata-doce, mandioca e, principalmente, vegetais
  20. Avisar as pessoas mais próximas que você está num tratamento para melhorar sua saúde e tente ser assertivo
  21. Reduzir ao máximo sobremesas e abusos de bebidas alcoólicas
  22. Coma sempre sentado
  23. Retire o açúcar do café
  24. Durma bem e caso costume acordar cansado, procure uma avaliação médica para descartar refluxo, apneia ou mesmo intolerâncias alimentares
  25. Fazer cartão com 5 motivos para perder peso e recuperar saúde, levá-lo na carteira ou colocá-lo como foto de fundo do celular e fazer a leitura antes do almoço e jantar

Abraços!

Leandro Minozzo

Geriatra e Nutrólogo

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