25 passos para o emagrecimento e o bem-estar sustentados

25 Passos para o Emagrecimento e Bem-estar Sustentados

Publicado em 22 de junho de 2017 às 10:49am

Olá!

Constantemente sou questionado sobre os segredos para o emagrecimento definitivo. É natural que os pacientes me façam essa pergunta porque eles já cansaram de tentar todos os métodos disponíveis e convivem com o insucesso. “Deve haver alguma saída, algum segredo!” – é o que pensam.

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No entanto, segredo único, com validade para todos os seres humanos, não há. E se alguém o descobriu, por favor me mande uma mensagem.

O que se tem, hoje, são quase 20 pesquisas que analisaram os tratamentos voltados para o emagrecimento que deram certo e, o mais importante, que foram eficientes por pelo menos 12 meses. Segredos para perder peso rápido eu teria um monte e basta uma procura rápida no Google. No entanto, não é esse tipo de solução que quero deixar para os pacientes que me procuram nem para você.

Sabe-se que 97% dos americanos que iniciam dietas não conseguem preservar sua conquista, ou seja, ganham peso novamente após 3 anos. Inclusive, quase metade dos pacientes que fazem a cirurgia bariátrica também acabam ganhando muito peso após passados os anos iniciais do procedimento.

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Tenho estudado atentamente esses processos, os motivos que as pessoas e os médicos falham e buscado alternativas. Nos grupos, o aprendizado mútuo tem sido marcante e, cada vez mais, tenho vontade de buscar formas novas e possíveis de ajudar essas pessoas maravilhosas, que têm na briga com a balança um ponto a ser resolvido, um nó a ser desatado.

Acho justo que todo o conhecimento seja compartilhado e, sendo assim, escolhi 25 orientações para também lhe ajudar. É claro que qualquer tratamento precisa ser supervisionada por um profissional, caso queira, leve-as ao seu médico ou nutricionistas. Aí vão as orientações:

  1. Associar exercícios físicos regulares a uma dieta de baixa caloria, com carboidratos de baixo índice glicêmico
  2. Diagnosticar e tratar transtornos mentais (principalmente compulsão alimentar) descompensados ou erros cognitivos que levem ao ganho de peso
  3. Participar de atividades de educação nutricional em grupos – isso mesmo, por incrível que parece, você precisa reaprender a se alimentar e a se relacionar com a comida
  4. Adesão ao tratamento medicamento quando proposto
  5. Foco na saúde integral, não apenas na balança
  6. Compreender as reações que envolvem o comportamento alimentar, como as armadilhas ou as compensações
  7. Procurar um profissional especialista e com a capacidade e interesse de fazer a aliança terapêutica com o paciente e, principalmente, com outros profissionais
  8. Pesar-se a cada 2 dias
  9. Demorar pelo menos 20 minutos no almoço e no jantar, treinando com técnicas como a de descanso de talheres, saída para ir ao banheiro ou consumindo chá antes da refeição
  10. Aprender com os erros que, com certeza, acontecerão; percebo que a autocrítica dos pacientes com dificuldades em controlar o peso costuma ser exagerada, por isso sempre converso com eles sobre uma virtude fundamental para o sucesso que é a compaixão
  11. Reforço positivo com resultados alcançados, mas não só em quilos perdidos, perceber outros sinais de melhora na saúde
  12. Aprender a planejar as refeições
  13. Consuma amêndoas, nozes e castanha do Pará como lanche da manhã
  14. Procure descobrir se você tem as seguintes condições: fígado gorduroso (esteatose hepática) e resistência insulínica
  15. Tomar café da manha
  16. Lembrar de consumir alimentos-fonte de fibras, de proteína e de gordura, em especial mono e polinsaturadas
  17. Tomar a quantidade de água indicada pelo médico (aproximadamente 30 ml por quilo de peso ao dia)
  18. Usar pratos, xícaras e copos de tamanho adequado, evitando, assim, exagero nas porções
  19. Aprender a preparar pratos simples, a base de frango, ovos, batata-doce, mandioca e, principalmente, vegetais
  20. Avisar as pessoas mais próximas que você está num tratamento para melhorar sua saúde e tente ser assertivo
  21. Reduzir ao máximo sobremesas e abusos de bebidas alcoólicas
  22. Coma sempre sentado
  23. Retire o açúcar do café
  24. Durma bem e caso costume acordar cansado, procure uma avaliação médica para descartar refluxo, apneia ou mesmo intolerancias alimentares
  25. Fazer cartão com 5 motivos para perder peso e recuperar saúde, levá-lo na carteira ou colocá-lo como foto de fundo do celular e fazer a leitura antes do almoço e jantar

 

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Esses são os 25 passos para que você alcance o emagrecimento e, o mais importante, recupere sua saúde.

Existem, é claro, outros pontos importantes, no entanto, seguindo pelo menos 15 dessas orientações, suas chances de conseguir o sucesso são muito boas.

Qual delas você consegue começar ainda hoje?

 

Um grande abraço,

 

Leandro Minozzo

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Deixo aqui um vídeo sobre comer compulsivo:

 

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