Menu fechado

O Cada Vez Mais Importante Café da Manhã

Nada melhor do que começar o dia com um sorriso e um reforçado café da manhã. Sabe aquela conversa de “no café da manhã, alimentar-se como um rei; no almoço, como um príncipe; e janta, como um plebeu”, pois é, pesquisas recentes comprovam que se trata de algo muito mais do que um simples dito popular: é ciência pura.

Começar o dia bem alimentado nos dá mais energia, evita ganho de peso e ativa o metabolismo. Alimentar-se bem pela manhã previne exageros no almoço, diminui a fome ao longo do dia e o acúmulo de gordura, prevenindo também a perda de massa muscular. Além disso, está comprovado que o fato de fazer a refeição melhora o desempenho cognitivo, principalmente em termos de concentração. Criancinhas que vão para a escola sem se alimentar, têm pior desempenho. Ou seja, quem quer ficar esbelto ou ter a mente afiada ao longo do dia não pode pular o café da manhã jamais. Esse erro eu percebo diariamente no consultório e é muito mais comum do que se imagina.

E o que deveríamos, então, comer no café da manhã?

– carboidratos complexos, como pão integral, bolo integral, aveia ou granola;

– laticínios: leite, iogurte sem sabor ou zero, queijos brancos ou requeijão;

– 1 fruta;

Além do que relacionado acima, ovos, castanhas e frios podem ser incluídos dependendo de cada caso.

Um detalhe importante é o consumo de café preto. Sugiro que no desjejum seja consumida uma pequena quantidade da bebida. Nada contra, só vale lembrar que o café “sequestra” um pouco o cálcio dos alimentos. O ideal seria deixar para tomar uma xícara extra de café após 1 hora do café da manhã. Sei que soa a um detalhezinho, porém essa questão de falta de cálcio, osteopenia e osteoporose é um problema sério e começa desde cedo.

E voltando àquelas pesquisas sobre a importância do café da manhã para a saúde, será que existe alguma que pode convencê-lo de que essa história é mesmo importante? Olha essas.

Um estudo feito nos Estados Unidos, acompanhou 26.902 homens profissionais de saúde ao longo de 16 anos. Eles tiveram seus hábitos alimentares monitorados e aqueles que pulavam café da manhã apresentaram 27% mais doenças cardiovasculares (infarto, derrame e morte).

Outra pesquisa comprovou que o café da manhã ajuda os diabéticos a controlarem melhor os níveis de açúcar no sangue, inclusive com uso menor de medicações. No mínimo, são dados interessantes.

Vale a pena acordamos um pouco mais cedo, lavar o rosto e começar o dia com calma, desfrutando de uma boa e saudável refeição. Lembre-se disso, a pressa não combina e jamais combinará com boa saúde.

Abraços, Leandro

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta