A Teoria de Erikson e a Compreensão da Terceira Idade - Leandro Minozzo

A Teoria de Erikson e a Compreensão da Terceira Idade

Publicado em 21 de março de 2018 às 10:52pm

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Hoje, durante uma aula para médicos clínicos da bela cidade de Campo Bom – RS, recorri aos ensinamentos do psicanalista Erik Erikson. O assunto em questão era o desespero dos idosos frente à finitude. Seria um sentimento normal ou predominante? Todos idosos entram em “desespero” diante da proximidade da morte?

 

 

Vamos a Erikson e à teoria.

 

Psicanalista de origem alemã, Erik Homburger Erikson nasceu a 15 de Junho de 1902, tendo falecido nos Estados Unidos em 1994. Ele iniciou sua vida como artista plástico. Em 1927, depois de estudar arte e viajar pela Europa, passou a lecionar em Viena a convite de Anna Freud. Sob orientação dela, submeteu-se à psicanálise e tornou-se, ele próprio, psicanalista. Erikson contestava a psicanálise por esta não considerar as interações entre o individuo e o meio, assim como por privilegiar os aspectos patológicos e defensivos da personalidade. No início da carreira, o interesse de Erikson esteve adolescência. Em 1933 emigrou para os Estados Unidos e naturalizou-se americano. Lecionou nas universidades de Harvard, Berkeley e Yale.

Erikson modificou e estendeu a teoria freudiana. Enfatizou a influência da sociedade no desenvolvimento da personalidade.  Recorro a ele neste estudo por ser um modelo que integra o crescimento e desenvolvimento humano como um processo que continua ao longo da vida, desde o nascimento até a velhice.

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Segundo o autor, o crescimento psicológico do indivíduo ocorre de forma semelhante ao do embrião – chamado de princípio epigenético.  O termo epigênese é vem da Embriologia. Sugere que cada elemento se desenvolve sobre as outras partes. É estruturalmente semelhante ao do crescimento embrional no sentido de que o aparecimento de cada estágio sucessivo baseia-se no desenvolvimento do estágio anterior. Cada estágio representa uma luta entre duas tendências conflitantes que precisa ser solucionada satisfatoriamente. Esse desafio envolve processos internos (psicológicos) do indivíduo e processos externos (sociais).

Erikson dividiu o desenvolvimento humano em oito estágios. Em cada um dos oito estágios o ego passa por uma crise. O desfecho da crise pode ser positivo ou negativo; onde o desfecho positivo de uma ajuda na superação da próxima e, o desfecho negativo, além de enfraquecer o ego e rebaixá-lo a estágios anteriores de desenvolvimento, prejudica a superação das crises seguintes.

 

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No sétimo, chamado de idade Adulta, é onde se contrapõem a generatividade e a estagnação. Nesse estágio, a virtude humana que emerge é o cuidado. Nele, o indivíduo tem a preocupação com tudo o que pode ser gerado, desde os filhos até idéias e produtos. Transparece uma necessidade de transmitir, de ensinar, como forma de fazer-se sobreviver, de valer a pena todo o esforço de sua vida, de saber que há um pouco de si nos outros. Isso impede a absorção do ser em si mesmo, a estagnação, o tornar-se lamuriante. O foco da generatividade pode ser os filhos, mas também criações diversas, no trabalho e na arte. Todas as forças surgidas em estágios precedentes (esperança e vontade, propósito e competência, fidelidade e amor) se mostram essenciais para a tarefa geracional de cuidar da geração seguinte.

O oitavo estágio, chamado de velhice, apresenta como conflito a integridade e a desesperança, quando o ser humano passa a refletir sobre sua vida. Nesse estágio, sobressai-se a sabedoria, que remete ao saber acumulado ao longo dos anos, a capacidade de julgamento maduro e justo, e a compreensão abrangente dos significados, e a forma de ver, olhar e lembrar as experiências vividas.

Por integridade entende Erik Erikson a capacidade de aceitar os limites da vida, isto é, o que a vida tem dado ou não; o ganho de um sentido de pertencer a uma história mais ampla. Este crescimento permite ao indivíduo ser capaz de aceitar seu ciclo vital e daqueles que se tornaram significantes ao longo desse mesmo ciclo. Na integridade, a pessoa não receia encarar todo o caminho seu percorrido, levando-o a compreender o percurso das pessoas que acompanharam o seu ciclo de vida, “livre do desejo de que eles fossem diferentes, e uma aceitação do fato de que a vida de cada um é de sua própria responsabilidade”, sendo que o possuidor da integridade defende a dignidade do seu próprio estilo de vida contra todas as ameaças físicas e econômicas.

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A integridade é também um sentido de coerência e inteireza, como capacidade potencial do ser humano de manter os acontecimentos e sentimentos presentes e passados interligados. A consciência de possuir sabedoria desenvolve-se a partir dos encontros tanto com a integridade quanto com o desespero, à medida que o indivíduo é confrontado com preocupações fundamentais. O fracasso no trabalho de construção da integridade, sucede o desespero. Assim, o desespero manifesta o fato de o indivíduo sentir que o tempo é demasiado curto para voltar a recomeçar a sua vida com o objetivo de encontrar rumos alternativos para a integridade.

Não. Nem todos idosos se assustam com a proximidade da morte. Tenho visto que aqueles que resolvem os conflitos das duas últimas fases de Erikson chegam aos 80, 90 anos tranquilos e com sabedoria para não se deixarem abater ou assustar com o que virá pela frente.

 

Um abraço, Leandro

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