Menu fechado

Ajuda seu médico a te ajudar!

Toda essa pressa, essa necessidade de se trabalhar com metas, como se tudo fosse pra ontem, influencia o cotidiano de quase todos profissionais. Com os médicos, não poderia ser diferente. Excluindo da generalização que dificilmente fugirei aqueles médicos que conseguem organizar sua rotina e agenda, que atendem apenas consultas particulares e podem dar uma assistência rica em atenção e, principalmente, tempo para os pacientes, os demais profissionais da classe correm olimpicamente contra o tempo. É uma corda esticada.. puxada por pacientes necessitados e desejosos de ouvidos cuidadosos, mentes equilibradas e conselhos precisos.

Mas não se trata de um texto lamuriante de um médico que – por sinal é verdade, não um recurso da escrita – precisa de férias. Encaro a tela branca para deixar algumas sugestões para que, se não forem seguidas, espero que causem alguma reflexão. É para um aproveitamento maior da consulta médica.

1)      Vá à consulta! Caso não seja possível sua presença, tente avisar pelo menos um dia antes.

2)      Anote o nome de todos os médicos que costuma consultar, suas especialidades e a frequência que costuma visita-los.

3)      Pense bem e, se for preciso, anote os motivos que te levam à consulta. Quanto mais claros forem os objetivos, mais fácil ficar para o médico se situar – o que nem sempre é simples.

4)      Leve anotado também todas as medicações que o senhor ou senhora faz uso, incluindo as dosagens e tempo de uso. Se for possível relacionar cada medicamento à doença ou à finalidade, ajuda mais ainda. Não se esqueça do remedinho para dormir, omeprazolzinho ou qualquer suplemento ou vitamina que faça uso.

5)      Enumere os eventos de saúde marcantes na sua vida: cirurgias, internações, alergias, exames que já vieram alterados, diagnósticos dados por outros médicos, etc.

6)      Leve sua carteira de vacinas, caso a tenha.

7)      Nas duas semanas anteriores à consulta, faça um controle da pressão arterial e leve ao médico..

8)      Não fale mal de outros médicos ou do plano de saúde durante a consulta. Não é defender a classe… mas pega mal mesmo. Afinal, se o senhor ou senhora fala mal de outro colega, o que garante que também não vai sair me queimando por aí? E, além disso, soa como uma “pressão” na cabeça do médico: ou o doutor acerta ou vou te trocar e falar mal também!

9)      Ah, não fique falando que paga tanto pelo plano de saúde e que deveria receber isso ou aquilo… Se o sr ou sra disser que paga 800 reais, 1200 reais por mês para o plano (além de não importar nada ali no momento da consulta), corre o risco de deixar o médico chateado.. porque, muita vezes, ele pode estar recebendo pela consulta valores entre 20-40 reais líquidos.

10)   Já que é para falar de valores: não ouse pechinchar pagamento de coparticipação nas consultas. Alguma vez na sua vida, um chefe de chamou para conversar e pediu para que você entenda que ele precisa reduzir seu salário? O sr ou sra ficou feliz?

11)   Leve os últimos exames de sangue de rotina que tenha feito.

12)   Tente não consultar de casal. Cada um é cada um. A não ser que o sr ou sra seja muito ciumento, mas igual não justifica.

13)   Sorria no começo da consulta! Alegre o dia de seu médico!

14)   Tenha sempre em mente quais eram as suas queixas e a forma como estavas antes de começar a fazer o acompanhamento com o médico e compare bem… E diga isso com o máximo de clareza para o médico. É o que mais ele quer saber!

15)   Se o médico atrasar a agenda do consultório, reclame no final da consulta ou mande um e-mail depois. E, lembre-se, a consulta que demorou mais de uma hora, ou a pessoa que precisou de uma consulta de “encaixe” poderia muito bem ser o sr ou a sra. E, aposto, que ficarias chateadíssima se o médico não te atendesse.

16)   Quando o médico te perguntar o porquê de não fazer atividade física, tenta pensar em dizer a verdade mais verdadeira e não vir com “falta de tempo”, “frio demais” ou “calor demais”. Quase todos os pacientes dizem isso… e se, por algum acaso, o sr ou sra for o quinta ou sexto do dia a vir com essas desculpas.. o médico poderá não conseguir fazer uma abordagem adequada para te motivar. Pensa e até escreva: por que não estou fazendo as caminhadas de 15 min que o doutor me pediu? Ou: por que, lá no fundo mesmo, não emagreci? Tente.

Bom, espero que essas dicas possam te ajudar a aproveitar ao máximo as consultas… e entender mais ainda o lado do médico… afinal, ele está ali é para te ajudar… Médicos de consultório, que fazem atendimento clínico, em especialidades que não tem procedimentos (exames ou cirurgias) estão em extinção. Ajude a preservar a espécie.

Abraços, Leandro

Post relacionado

3 Comentários

  1. bruno

    Dr, uma pergunta.

    nao é querr falar mal dos medicos, porem tenho duodenite e gastrite, minha barriga incha fico com tonturas,m e o médico somente me dá um remédio (bromoprida) 10mg por dia, acho que falta mais remedio. Dai eu vo consultar com ele ele, nao fala diretamente como tenho que fazer pergunto algo pra ele e ele diz ” aham ” nao dando bola para que a gente fala, fica somente enrolando. So porque to com plano de saude. Gostaria de saber se este médico que voce acha , se ele é um bom medico ou realmente etá me enrolando. Eu acho que ele ta me enrolando. obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta