Currículo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Sou médico formado pela FFFCMPA, hoje chamada Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Durante a faculdade, tive contato com diversas áreas da medicina e me inclinei principalmente pela Psiquiatria. No entanto, tinha comigo um desejo muito grande de ser clínico geral. Ao término do curso, dei voz a esse desejo e resolvi trabalhar um ano como médico de família numa cidade de interior não tão distante de casa, Montenegro – RS. Essa, sem dúvidas, foi uma das experiências que mais me marcaram não só profissionalmente, mas como ser humano.O local de trabalho era um posto muito bem estruturado e a equipe do PSF era formada por pessoas comprometidas.

A realidade da população que atendíamos era repleta de dificuldades. Atender bebês, gestantes, crianças, adultos, idosos e pessoas acamadas me ensinou muito e consolidou meu desejo de ser clínico geral. Ao atender adultos e idosos, percebi que gostava das consultas mais demoradas, onde podia conhecer melhor o paciente e tivesse como investigar e intervir em aspectos diversos de sua saúde. A partir dessa percepção, aproximei-me da geriatria. Ao contrário do que muitos ainda pensam, geriatria não é a medicina exclusiva de idosos, mas sim aquela que busca longevidade com qualidade de vida.

Com essa motivação, fiz o curso de pós-graduação no Instituto de Geriatria da PUCRSentre 2008 e 2009. Por alterações em regras da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no ano seguinte, meu desejo de realizar a prova de título da entidade foi adiado para depois de 2016 – quando completarei 8 anos atendendo idosos. Faço questão de esclarecer esse ponto devido a aspectos legais perante os Conselhos Federal e Regional de Medicina, que não aprovam a divulgação de especialidade por médicos sem o título. Mesmo nunca tendo sido alvo de questionamento por parte de colegas ou pacientes e por simplesmente concordar com o posicionamento dos Conselhos, não me declaro como geriatra.

No final de 2009, fiz seleção e fui aprovado como aluno do Mestrado em Educação na UNILASSALE. Dificilmente a temática na qual mergulharia nos dois anos de pesquisa seria outra: idosos. Escolhi estudar como poderia ajudar os pacientes com depressão a ter uma recuperação mais rápida e a ensinar-lhes a criar meios que os protegessem de novos episódios. Com a ajuda de dois grandes orientadores, o Prof. Dr. Fossatti e o Prof. Dr. Balduíno, consegui realizar um trabalho com pacientes do consultório e o mesmo resultou num livro.

Com o passar dos anos, um aspecto fundamental na saúde dos pacientes me despertou muito atenção: a alimentação. Percebi que grande parte das doenças crônicas que assolam os pacientes tem na dieta uma ligação muito forte. Encontrei na Nutrologia o caminho para aprender e conseguir oferecer um cuidado melhor. Conclui em 2012 o Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN e, em 2013, fui aprovado na prova de Tìtulo de Especialista.

Em 2015, concluí uma nova pós-graduação, dessa vez na área da administração e recursos humanos. Aprendi muito com o Pós-MBA em Liderança (UNISINOS). Sobre essa experiência, fiz um pequeno relato (clique). Atualmente, faço parte do Comitê de Inovação e Tecnologia da ACI. (site da ACI)

Juntando vocações com oportunidades ímpares de trabalho e aprendizagem que a vida até agora proporcionou, hoje consigo realizar consultas e ministrar palestras que me trazem satisfação não só profissional, mas principalmente pessoal, muito grandes.

Tenho plena ciência que o desafio e as demandas em termos de dedicação aos estudos são enormes.

Formação

– Médico pela FFFCMPA (UFCSPA)
– Nutrólogo com Título de Especialista pela ABRAN
– Mestre em Educação pelo UNILASALLE, com dissertação sobre psicoeducação para idosos com depressão
– Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia pela PUCRS-2009
– Membro da Associação Brasileira da Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNPG)
– Pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN/Faculdade de Medicina da Santa Casa-SP – Pós-MBA em Liderança (UNISINOS)

Experiências Profissionais
– Médico do Programa de Saúde da Família (2008)
– Cooperado da UNIMED Vale do Sinos (2009-2015)
– Plantonista da Emergência dos Hospitais São Camilo (2008-9) e Unimed Vale do Sinos
– Médico do “home care” (atendimento domiciliar) da UNIMED LAR – VS.
– Professor de Neurofisiologia, UNATI e Avaliação Cognitiva de Idosos (Pós-graduação) UNILASALLE (2008-2011).

– Voluntário no Lar São José (2008-9)
– Médico da Clínica Minuzzi, em Porto Alegre – RS (2011).
– Colunista do jornal Saber Viver na Terceira Idade, de Novo Hamburgo-RS (2010-15) – Palestrante e escritor de cinco livros, o mais recente: “Não se Aposente” (2015)

– Criador da Universidade da Terceira Idade UNATI-UNILASALLE (2010)

Demais Cursos:
– ACLS, ATLS, Gerenciamento da Prevenção UNIMED, Modulação Hormonal Dr. Minuzzi
– Gestão da Promoção da Saúde – UNIMED/PUCRS
– Auditor do Protocolo de Manchester

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

3 thoughts on “Currículo

  1. Oi Leandro,
    Sou endocrinologista de POA e um paciente meu viu seu blog sobre hiperferritinemia e me enviou o link. Parabéns. Gostaria de saber qual é o artigo que vc menciona “uma pesquisa chinesa agora de outubro de 2013 apontou uma relação inversa entre níveis de ferritina com os de testosterona total e livre”. Você poderia me enviar esse artigo ou o nome do artigo? Desde já agradeço
    Um abraço
    Juliana

  2. Dr. Leandro, sou leiga em medicina. mas estava pesquisando sobre esse assunto, pois meu marido esta com a taxa alta de FERRITINA e encontrei seu artigo. Gostei muito e vou repassá-lo a minha filha, ela sim estudante de medicina! Parabéns pela área e a forma como o Sr. atua em sua profissão como pude ver através de seu currículo.
    atenciosamente

  3. Boa noite Leandro,

    Somos acadêmicas do curso de Psicologia e estamos utilizando como referencial teórico para nosso trabalho de conclusão de curso seu texto sobre a história da aposentadoria. Gostariamos de saber se o texto é de autoria sua ou se você usou outras fontes de dados. Precisamos citá-los nas referências… Ficamos no aguardo…. obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>