Menu fechado

Doença de Alzheimer: Uma Crise Social (e Familiar)

Com o crescimento assustador do número de pessoas acometidas pela doença, os dados relativos a gastos no tratamento e assistência dos doentes impressionam. Estima-se que o custo anual gire na faixa dos 604 bilhões de dólares, ou algo superior a 1 trilhão de reais! Se esse custo representasse o faturamento de uma empresa, ela seria a maior empresa do mundo, superando o faturamento de empresas como as americanas Wall Mart (rede de varejo) e Exxon Mobile (petrolífera). Em comparação com o produto interno bruto, que é o total de riquezas produzidas por um país ao longo de um ano, os custos anuais com a doença de Alzheimer ocupariam a posição de 18º país mais rico do mundo, próximo ao PIB de países como a Turquia.

 

Essas informações em nível de custos globais e com cifras bilionárias são relevantes para mostrar o quanto se gasta com a doença e o quanto o crescimento da mesma poderá onerar a sociedade como um todo. Porém, acredito que as informações que trarei agora certamente te chamaram ainda mais atenção. Saber o quanto uma pessoa com Alzheimer traz de custo para sua família é muito mais pessoal e tem a ver com sua vida do que aqueles custos bilionários, ou relação com PIB, etc. São números que podem pesar no bolso da família, esgotar investimentos seus e dos filhos.

 

Nos Estados Unidos, o custo anual médio que a doença impõe fica em torno de 150 mil dólares. E, aqui no Brasil, quanto fica? Baseado em que é feito esse cálculo?

 

Para calcularmos o custo anual médio que a doença de Alzheimer traz para uma família, devemos ter em mente que nas fases iniciais os custos são menores, aumentando e muito quando da necessidade de se contratar cuidadores ou de se institucionalizar o doente (colocar num asilo). Vamos pensar no cenário de um idoso em fase avançada da doença, que necessite de suporte alimentar por sonda e assistência 24 horas. Vou elencar alguns custos e usar uma margem de valores intermediários. Dê uma conferida e faça você mesmo o cálculo com os valores da sua cidade e realidade econômica.

 

  Custo mensal em reais
Plano de Saúde 400 a 1000
Consulta Médica (domiciliar) 250 a 450
Fraldas ?
Alimentação por Sonda

 Nasoenteral

1000 e 1500
Medicação para D.

 Alzheimer


250 a 600
Cuidador em Casa um

turno (com encargos)

1300 a 2500
Instituição de Longa

 Permanência (asilos)

2000 a 5000
Fisioterapia Motora 400 a 1000
Custo mensal mínimo Aproximadamente 3 mil reais

Lembrando que a doença de Alzheimer apresenta um curso que varia entre 3 e 20 anos e, que a cada dia, consegue-se prolongar a vida dos pacientes, essa pensar nessa questão do custo para a família é fundamental. Supondo esse custo mínimo de 3 mil reais, ao ano seriam 36 mil. Em cinco anos de fase avançada da doença, mais de 150 mil reais seriam gastos.

 

Poucas são as pessoas que não se assustam com essas contas…

 

 

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta