Estratégia das Tarefas dos 10 Primeiros Dias para Mudança de Dieta - Leandro Minozzo

Estratégia das Tarefas dos 10 Primeiros Dias para Mudança de Dieta

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 4:34am

 

 

Olá!

Costumo entregar essa lista de tarefas para os pacientes que se auto-classificam como “indisciplinados”. Percebo que aqueles que trazem essas tarefas preenchidas acabam conseguindo alcançar seus objetivos muito mais facilmente do que os que dizem que esqueceram a lista em casa ou que nem sequer tentaram.

Pode parecer simples – e muitos médicos, psicólogos e nutricionistas usam desses recursos -, mas mudamos muitos comportamentos e pensamentos é de forma simples, passo a passo e devagar. Uso outras ferramentas e questionários, porém deixo essa “estratégia” para vocês porque ela é a mais tranquila e talvez seja a que mais funciona. As pesquisas apontam que o sucesso para a mudança de hábitos se dá após os 21 dias – eu acredito que esses primeiros 10 dias sejam os fundamentais.

Um grande abraço,

Leandro Minozzo

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Dia 1)

  • Elaborar o “Cartão dos Motivos”. Preencher cartão com 5 principais motivos para perder peso e ao lado classificá-los quanto ao grau de importância ( muito, médio ou pouco importante).
  • Levar consigo o cartão e ler antes do almoço e jantar – todos os dias;
  • Só passe para a tarefa do próximo dia após realizar a do primeiro;
  • Sugestão: colocar como imagem de fundo na tela do celular ou computador;
    • Registro alimentar – anotar, logo após alimentar-se, tudo o que comer, a quantidade, o horário, local e o tempo que durou a refeição (+ tarefa 1: ler o cartão de motivos);

Dia 2) Fazer todas as refeições sentado e à mesa. Tomar a quantidade de água recomendada em consulta (normalmente peso x 25 ml).  Planejar o café da manhã do próximo dia, adquirindo os alimentos necessários e, se necessário, acordando 15 minutos mais cedo (+ ler os motivos do cartão!, não precisa continuar fazendo o registro alimentar);

Dia 3) Começar a dieta cumprindo o café da manhã e o jantar à risca e reduzindo o uso de elevadores ou carro para pequenas distâncias (+ ler os motivos, sentar-se quando comer e tomar a quantidade de água estimada);

Dia 4) Manter o café da manhã e o jantar conforme prescrito, tomar a quantidade de líquidos estipulada na dieta e fazer compras para garantir o seguimento da dieta(+ ler os motivos, sentar-se quando comer e seguir o café e o jantar);

Dia 5) Começar a cumprir também o almoço e o lanche da tarde e organizar-se para dispor de _____ minutos livres no próximo dia (+ ler os motivos, sentar-se quando comer e seguir o café e o jantar); relacionar numa folha de papel quais são os sintomas que mais te incomoda e que tu acreditas que seja por causa do excesso de peso ou dos erros alimentares.

  • O horário livre no próximo dia será das _____ às _____h.

Dia 6) Pesar-se (com roupas leves e sempre no mesmo horário) e começar a caminhar (___ minutos) (+ as tarefas todas de antes);

Dia 7) Auto-avaliação: checar as vezes que leu o Cartão dos Motivos, que cumpriu da prescrição e das tarefas  e enviar uma mensagem ou email para seu médico dizendo qual o seu grau de motivação ( de 0 a 10);

Dia 8) Escrever dez linhas sobre o principal motivo que te fez buscar ajuda para emagrecer.

Dia 9)   Aumentar a caminhada para ____ minutos e anotar em quais momentos do dia sente vontade de comer.   Fazer novo registro alimentar completo;

 

Dia 10)

10.1.   Reescrever os 5 motivos em novo Cartão de Motivos;

10.2.   Percorrer a lista e ver quais das tarefas ainda falta cumprir,pesar-se e relacionar tópicos do que mudou em sua alimentação nessas duas últimas semanas;

10.3.   Estabelecer uma meta (em quilos) para perda de peso semanal nas próximas 2 semanas:

Vou perder ___ quilos nas próximas 2 semanas.

 

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Abraços!

 

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