Terapia de Reposição de Testosterona e o Risco de Câncer de Próstata - Leandro Minozzo

Terapia de Reposição de Testosterona e o Risco de Câncer de Próstata

Publicado em 7 de novembro de 2016 às 9:01pm

fred-prostata

Um dos grande mitos envolvendo o tratamento de reposição de testosterona é justamente o risco relacionado ao câncer de próstata. Hoje, em 2016, porém, são muitos os estudos e muitos os posicionamentos de entidades médicas abordando o assunto. E o que dizem? Todos, de maneira categórica tratam esse associação como um “mito”, ou seja, algo que não corresponde com a verdade, com os dados encontrados nos levantamentos feitos.

Contraindica-se, e é importante deixar isso bem claro, a reposição em homens com suspeita da doença. É por isso que uma avaliação médica minuciosa precede qualquer prescrição, fazendo parte dela exames específicos. Uma vez não havendo a suspeita e decidindo-se por começar o tratamento, o risco de desenvolvimento da neoplasia é o mesmo do que a de homens que não reporão o hormônio.

Outro detalhe importante que envolve esse assunto é a indicação para reposição hormonal de testosterona mesmo em homens que já tiveram a doença, ou seja, que fizeram a cirurgia ou a radioterapia. Trata-se de uma questão também complexa, que envolve uma decisão compartilhada entre médico e paciente, no entanto que já conta com pesquisas e posicionamentos bem consolidados em favor da reposição.

Esse era o rápido recado de hoje.

Em breve retomo ao blog com mais frequência – prometo!

 

Abraços, Leandro Minozzo

 

Confira mais textos sobre reposição de testosterona e suas indicações:

http://www.leandrominozzo.com.br/andropausa-causas-e-sintomas/

 

Confira o vídeo sobre andropausa:

Novo Hamburgo- RS | Rua Nações Unidas, 2475 sala 203 - Bairro Rio Branco – Tel. (51) 3035 1240 ou (51) 9818 2595 | leandrominozzo@gmail.com

2015 - Todos os direitos Reservados