Menu fechado

2 mil idosos morreram desidratados em Paris em 2003.

120608043837-2003-paris-unprepared-for-extreme-heat-00003022-horizontal-gallery

Em 2003, os 40ºC perduraram por algumas semanas, ocasionando uma verdadeira tragédia. O resultado foi a morte, de uma maneira nada humana, sem dignidade alguma, de mais de 50 mil pessoas. A falta de dignidade no morrer se deu pela sensação de ser praticamente cozido vivo.  Mas quais os motivos de associar nossa onda de calor com aquela dos europeus de 2003?

Justamente os idosos e sua necessidade de cuidado.  Naquele episódio, a grande parte dos óbitos se deu entre eles. Apenas na cidade de Paris, 2 mil faleceram acometidos pelo cozimento humano, que em termos médicos encontra sinônimo na desidratação grave e nas consequentes insuficiência renal e arritmia cardíaca.

Há como prevenir que pequenas ou grandes catástrofes como essa aconteçam?

Sim. E não são apenas médicos que podem fazer essa prevenção; a meu ver, qualquer pessoa que tem em seus círculo de amizades ou na família idosos, tem a obrigação de ler sobre o assunto.

Veja orientações para prevenção da desidratação em idosos:

  • A melhor maneira de prevenir a desidratação é a ingestão de quantidades adequadas de água e de outras bebidas saudáveis (sucos). A quantidade recomendada é de um pouco mais do que 30 ml por cada kg de peso em idosos entre 60 e 65 anos e de 25 ml para aqueles acima dos 65 anos.
    • Como funciona? Exemplo: idoso  de 62 anos, com 70 kg, necesssita um pouco além de 2,1 litros ao dia;
  • Em casos de pacientes com problemas cardíacos (insuficiência cardíaca congestiva), a quantidade necessária pode ser um pouco menor;
  • Uso de bebidas com sabor, com mais fácil aceitação como sucos, chás ou água de coco;
  • Deve-se deixar água sempre disponível;
  • Lembrar-se de tomar água quando se escova os dentes, durante a tomada de remédios e durante as refeições é uma forma de conseguir atingir a quantidade de água necessária;
  • Garantir que idosos institucionalizados façam todas as refeições;
  • Consultar o médico em épocas de calor para ajuste nas doses das medicações;
  • Alimentos e bebidas contendo sódio e potássio (sucos e frutas) devem ser consumidos para manter os níveis desses minerais no organismo.

Um grande abraço, Leandro

 

Saiba mais sobre desidratação em idosos lendo o artigo completo sobre o assunto: https://www.leandrominozzo.com.br/o-verao-pode-ser-uma-armadilha-para-os-idosos/

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta