Andropausa? Saiba Mais. - Leandro Minozzo

Andropausa? Saiba Mais.

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 11:57am

Como sabemos, a partir de uma determinada idade, as mulheres param de menstruar, entrando na fase da vida chamada menopausa. Alguns sintomas bastante desconfortáveis costumam incomodá-las, como calorões, ganho de peso, insônia, depressão e diminuição, ou mesmo, perda da libido (desejo por atividade sexual). Como se ser mulher já não representasse uma série de desafios, a natureza impôs mais esse a nossas musas. E nos homens? É normal entrarmos na chamada andropausa? Com o envelhecimento passamos, então, a ter uma redução tal nos níveis hormonais que é como se tivéssemos nossa menopausa? Não, de jeito nenhum.

O que pode acontecer nos homens é algo bastante parecido, que tem na sua origem também a queda hormonal, no caso, da testosterona. Porém, isso está bem longe de ser considerado normal e é sempre um problema de saúde. Essa síndrome caracteriza-se por queixas sexuais e de disposição e ânimo, associadas a alterações laboratoriais.
A diminuição nos níveis de testosterona causa sintomas como ganho de peso, depressão, sono excessivo, diminuição na libido, diminuição no vigor das ereções – ou mesmo impotência sexual –, dificuldade em tomar decisões, quedas em pelos. Há também uma redução na produção do hormônio do crescimento, aumento no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e da Doença de Alzheimer.

Outro detalhe importante é que os homens possuem também o hormônio feminino estradiol no seu corpo – o que em níveis adequados é importantíssimo. Em algumas situações, no entanto, a testosterona transforma-se excessivamente em estradiol, originando os sintomas acima mencionados e também uma “feminização” do corpo do homem: ganho de peso, aumento das mamas, queda dos pelos da perna. Isso costuma acontecer principalmente no tecido adiposo, ou seja, na barriga ou “calo sexual” que muitos cultivam na cintura. Outro detalhe importante é que esse excesso de estradiol está associado a um maior risco de câncer de próstata.
Ao contrário do que possa parecer, esse quadro de alterações hormonais não é exclusivo para quem passou dos 50 anos. Como as causas dessas alterações são justamente a obesidade, o excesso de insulina, o sedentarismo, ela pode acometer homens até mesmo na casa dos 30 anos!
Fique esperto! Procure seu médico!
Abraços,
Leandro Minozzo

Novo Hamburgo- RS | Rua Nações Unidas, 2475 sala 203 - Bairro Rio Branco – Tel. (51) 3035 1240 ou (51) 9818 2595 | leandrominozzo@gmail.com

2015 - Todos os direitos Reservados