Menu fechado

O Medo

Qual a doença que mais causa medo nas pessoas? Você já parou para pensar nisso? Seria morrer de um ataque cardíaco fulminante? Ou sofrendo com uma dor excruciante ou com intensa falta de ar? Seria a AIDS? O câncer? Qual delas?  É o câncer a doença que mais causa medo nas pessoas segundo uma pesquisa recente realizada na França. Mesmo sabendo da evolução em se conseguir detectar diversas formas de tumores ainda em fases iniciais e com o avanço do tratamento, o câncer ainda carrega consigo um estigma amedrontador nas pessoas. E qual seria a segunda colocada? Entre centenas de doenças possíveis, a segunda doença que mais causa medo nas pessoas é justamente a Doença de Alzheimer. Nessa mesma linha, outra pesquisa, dessa vez feita nos Estados Unidos, mostrou que lá as pessoas já têm mais medo da Doença de Alzheimer do que de problemas cardíacos. Trata-se de um medo cada vez mais presente na sociedade; e, à medida em que o contato com acometidos pela doença aumenta, também cresce o medo nos familiares.

E por que ela causa tanto medo assim? O que ela tem de tão assustador? A principal razão para a Doença de Alzheimer causar medo nas pessoas é porque acarreta uma completa falta de autonomia e independência para a doente. Autonomia diz respeito à capacidade de decidir sobre seus atos, enquanto independência, com a liberdade para ir e vir. Cá entre nós, essas perdas causam sensações horríveis. Além disso, a doença impõe enorme sofrimento e trabalho para a família, ao longo de anos – hoje, é bem comum pessoas com Alzheimer viverem muito mais de dez anos.  Ela faz com que percamos a capacidade de entender as coisas, de reconhecer entes queridos. Na fase mais avançada da doença, precisamos de ajuda até mesmo para os cuidados mais básicos, como higiene pessoal e alimentação – um estado de total dependência.

Percebo também que aqueles que tiveram a experiência de cuidar de um parente com a doença sofreram tanto e perceberam o esgotamento e desestruturação de toda a família, que passaram a ter medo de causar esse mesmo sofrimento para os entes queridos que deles cuidarão. Isso reforça a Doença de Alzheimer como uma das mais temidas da população. E acredito que cada vez mais esse medo crescerá.

  Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente,

somos habitados por uma memória.

José Saramago

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta