Menu fechado

O que esperar do tratamento da doença de Alzheimer?

O que esperar do tratamento de alzheimer

Um tratamento integral e completo para as pessoas com Alzheimer visa garantir mais dignidade e mais qualidade de vida para quem foi acometido pela doença e, também, para seu cuidador.

Através de modificações na rotina, com os estímulos e os medicamentos específicos, se busca a estabilização da perda das funções cognitivas, como a memória, e das capacidades funcionais, ou seja, da capacidade da pessoa realizar suas atividades por conta própria.

Apesar de ainda não haver um tratamento curativo, as diversas abordagens terapêuticas em Alzheimer são eficazes em diminuir e controlar as alterações psicológicas e comportamentais, que costumam surgir ao longo dos anos. 

Sabe-se que, ao se tratar os aspectos relacionados ao Alzheimer e às outras demências, consegue-se um melhor resultado no cuidado das outras doenças que normalmente afetam a pessoa idosa, como a diabetes, a hipertensão e a insuficiência cardíaca. Nesse aspecto, é possível reduzir complicações e hospitalizações desnecessárias, que ao longo do tempo, também podem se tornar perigosas.

Outro objetivo importante do tratamento integral do Alzheimer é auxiliar a família e os cuidadores a enfrentar esse desafio da melhor maneira possível, reduzindo sua carga de estresse e o risco muito comum de adoecimento. Por isso, fala-se sempre em tratar não só o paciente, mas a família como um todo.

Sabe-se que é uma doença complexa, logo, demanda um cuidado estratégico, com uma série de avaliações e de ações preventivas, sem deixar de lado a construção de uma rede de apoio, de acolhimento, capacitação e o fortalecimento dos familiares que passam por esse momento tão difícil.

Post relacionado

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *