Currículo

Sou médico formado pela FFFCMPA, hoje chamada Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Durante a faculdade, tive contato com diversas áreas da medicina e me inclinei principalmente pela Psiquiatria. No entanto, tinha comigo um desejo muito grande de ser clínico geral. Ao término do curso, dei voz a esse desejo e resolvi trabalhar um ano como médico de família numa cidade de interior não tão distante de casa, Montenegro – RS. Essa, sem dúvidas, foi uma das experiências que mais me marcaram não só profissionalmente, mas como ser humano. O local de trabalho era um posto muito bem estruturado e a equipe do PSF era formada por pessoas comprometidas.

A realidade da população que atendíamos era repleta de dificuldades. Cuidar de bebês, gestantes, crianças, adultos, idosos e pessoas acamadas me ensinou muito e consolidou meu desejo de ser mesmo clínico geral. Ao atender adultos e idosos, percebi que gostava das consultas mais demoradas, onde podia conhecer melhor o paciente e tivesse como investigar e intervir em aspectos diversos de sua saúde. A partir dessa percepção, aproximei-me da geriatria. Ao contrário do que muitos ainda pensam, geriatria não é a medicina exclusiva de idosos, mas sim aquela que busca longevidade com qualidade de vida.

Com essa motivação, fiz o curso de pós-graduação no Instituto de Geriatria da PUCRS entre 2008 e 2009.  E fui aprovado, em 2017, no concurso para Especialista pela SBGG/AMB, após oito anos de prática em geriatria.

No final de 2009, fiz seleção e fui aprovado como aluno do Mestrado em Educação na UNILASSALE. Dificilmente a temática na qual mergulharia nos dois anos de pesquisa seria outra: a terceira idade. Escolhi estudar como poderia ajudar os pacientes com depressão a ter uma recuperação mais rápida e a ensinar-lhes a criar meios que os protegessem de novos episódios. Com a ajuda de dois grandes orientadores, o Prof. Dr. Fossatti e o Prof. Dr. Balduíno, consegui realizar um trabalho com pacientes do consultório e o mesmo resultou num livro.

Com o passar dos anos, um aspecto fundamental na saúde dos pacientes me despertou muito atenção: a alimentação. Percebi que grande parte das doenças crônicas que assolam os pacientes tem na dieta uma ligação muito forte. Encontrei na Nutrologia o caminho para aprender e conseguir oferecer um cuidado melhor. Conclui em 2012 o Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN e, em 2013, fui aprovado na prova de Tìtulo de Especialista.

Em 2014, inicie mais uma pós-graduação, dessa vez no campo de administração e recursos humanos. Fiz o Pós-MBA da UNISINOS em Liderança. Pela proximidade com profissionais da área, consegui aproximar esses conhecimentos com percepções e estudos que faço na medicina. Essa expansão me possibilitou crescer muito, aprendendo e orientando pacientes que desempenham atividades de gestão e liderança;  tanto que uma das palestras que mais me interesso em ministrar é justamente sobre a visão da medicina humanista para gestores de RH.

Juntando vocações, com oportunidades ímpares de trabalho e aprendizagem que a vida até agora proporcionou, hoje consigo realizar consultas que me trazem satisfação não só profissional, mas pessoal, muito grande.

 

Tenho plena ciência que o desafio e as demandas em termos de dedicação aos estudos são enormes.

 

Há alguns anos, no epílogo de um livro, cheguei muito perto do que pretendo levar para sempre na minha carreira:

“Vejo na educação e medicina uma ligação muito forte, no sentido de complementação, principalmente da última. Fazer medicina sem educar o paciente é incompleto, é não considerá-lo como pessoa, como agente da sua cura.”

 

 

Referenciais:

Dr. Viktor Frankl

Dr. Carl Rogers

Dr. George Vaillant

Dr. David Servan-Schreiber

Dr. Antonio Carlos S. Minuzzi

Dr. Yukio Moriguchi

 

Formação:

– Faculdade de medicina na FFFCMPA (UFCSPA)

– Especialista com Título em Geriatria pela SBGG/AMB
– Especialista com Título em Nutrologia pela ABRAN/AMB
– Mestre em Educação pela Universidade La Salle, em 2012, com dissertação sobre psicoeducação para idosos com depressão
– Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia pela PUCRS-2009.
– Membro da Associação Brasileira da Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNPG) e da ABRAN
– Pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN/Faculdade de Medicina da Santa Casa-SP, 2012
– Pós-MBA em Liderança (UNISINOS), 2015

Experiências profissionais e comunitárias:
– Médico do Programa de Saúde da Família (2008)
– Cooperado da UNIMED Vale do Sinos (2009-2015)

– Criador e Coordenador da Universidade da Terceira Idade UNATI-UNILASALLE (2010-11)
– Plantonista da Emergência dos Hospitais São Camilo (2008-9) e Unimed Vale do Sinos (2009-2013)
– Médico do “home care” (atendimento domiciliar) da UNIMED LAR – VS (2009-2015)
– Professor de Neurofisiologia (graduação), UNATI e Avaliação Cognitiva de Idosos (Pós-graduação) UNILASALLE (2008-2011)
– Médico na Clínica Minuzzi, em Porto Alegre – RS (2011)
– Membro do Comitê de Inovação e Tecnologia da ACI (2015)
– Responsável Técnico pela Rede Ambulatorial e Diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (2016)

 

 

Demais cursos:
– ACLS e ATLS

– Avaliação Homornal com Dr. Minuzzi (2011)

– Gerenciamento da Prevenção UNIMED Federação RS e PUCRS

– Auditor do Protocolo de Manchester

 

O que não faço no consultório:

– Prescrição de anabolizantes, testes alimentares não comprovados cientificamente e dietas que causam malefícios aos pacientes.

Novo Hamburgo- RS | Rua Nações Unidas, 2475 sala 203 - Bairro Rio Branco – Tel. (51) 3035 1240 ou (51) 9818 2595 | leandrominozzo@gmail.com

2015 - Todos os direitos Reservados