Menu fechado

Cordão Girassol e Alzheimer

🌻 BOA NOTÍCIA!! 🌻

Olá! Agora pessoas com as chamadas deficiências ocultas poderão ser identificadas com o Cordão Girassol. Da mesma forma que as pessoas com autismo – que possuem já um cordão e outras formas especiais para identificação -, as pessoas com demência e seus familiares poderão se utilizar de um recurso simples, mas que poderá evitar contratempos comuns em filas, recepções e, até mesmo, durante atendimentos.

Essa conquista veio com a aprovação da Lei 14.624, agora em julho. Em discussões com agentes públicos, na ABRAz e em outros projetos políticos, sempre desejamos que houvesse um tipo específico de identificação. As ideias sempre vinham com a cor e o laço lilás – cor símbolo da conscientização do Alzheimer. No entanto, acredito que a iniciativa do laço girassol é muito bem-vinda e vou passar a recomendá-lo a todos pacientes e familiares.

Lembrando que o uso do cordão é para momentos nos quais a pessoa idosa sairá de casa, para que os outros possam saber que ela tem dificuldades cognitivas ou emocionais e necessita de um cuidado diferente, adaptado.

Sobre o 🌻 é interessante pensarmos que, com carinho, respeito e adaptação na comunicação, podemos ser, mesmo que um pouquinho, um sol no dia a dia complicada dessas pessoas e suas famílias!

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta