Menu fechado

Sucos, Crianças e Obesidade: Posicionamento da Academia Americana de Pediatria

“Não se deve oferecer sucos para crianças com menos de 1 ano.” – pode parecer algo um tanto quanto radical. Concordo. Mas hoje uma das principais entidades de pediatria do mundo divulgou essa orientação. Quais os motivos?

Havia já há alguns anos indicativos dos malefícios dos sucos e néctares para crianças abaixo de 3 anos. As evidências científicas avolumaram-se principalmente em relação ao risco de obesidade. Por isso, a Academia Americana de Pediatria resolveu “pegar pesado” nessa questão. Em posicionamento recente, atualizando a recomendação de 2001, publicado no periódico Pediatrics, a Academia divulga uma série de restrições. Entre elas, a proscrição dos sucos para crianças menores de 1 ano.

Os motivos nutricionais são a quantidade de calorias e a ausência de fibras nos sucos. Há dados mostrando que seu consumo regular está sim associado ao risco aumentado para a obesidade. Estima-se que o consumo de sucos naturais aos 2 anos já possam aumentar em 30% o risco de sobrepeso já antes dos 4 anos.

Veja qual a orientação:

well-juice-baby-master768

Crianças com menos de 1 ano: não oferecer suco;

Crianças entre 1 e 3 anos: 120 ml ao dia no máximo;

Crianças entre 4 e 6 anos: 180 ml ao dia no máximo.

O que eu penso sobre isso?

Concordo. Antes desse posicionamento, muitos estudos mostravam que o consumo de bebidas açucaradas aumentam o risco para obesidade e alteração no metabolismo da glicose.

Vivemos hoje num grave cenário de obesidade infantil e na adolescência. Percebo pouquíssimas iniciativas de tratamento e menos ainda de prevenção. Um alerta como esse deve despertar a atenção do poder público, escolas e famílias.

Não dá mais para tamparmos o sol com a peneira ou fazer de conta que a obesidade infantil não existe.

Grande abraço,

Leandro Minozzo

Mais links sobre o assunto:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/30/fotorrelato/1485771947_562969.html?rel=mas

 

 

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.