Menu fechado

Vacina: tem também a da pneumonia.

 Aproximamo-nos da época da vacinação contra a gripe. Gestantes, crianças, pessoas em determinados grupos de risco e idosos precisam tomar a vacina. Todos sabemos, apesar de muitos a temerem ou acreditar até mesmo que ela seja feita para matar os mais velhos e desonerar os cofres públicos – pura bobagem! Ela é sim importante e deve ser feita. Acho pertinente aproveitar a ocasião e destacar a necessidade da imunização contra outra doença respiratória bem comum na terceira idade: a pneumonia pelo pneumococo. Preste atenção! Não tem nada a ver, ao menos diretamente, com a gripe – doença causada por um vírus. A doença em questão é outra. Trata-se de uma vacina específica contra 23 cepas ou tipos da bactéria Streptococus pneumoniae,responsável por grande parte dos casos de pneumonias graves nos idosos.

O estado a disponibiliza a vacina pneumocócia 23-valente (polissacarídica) para idosos acima dos 60 anos acamados,os que apresentam doenças graves cardiovasculares e respiratórias ou que então residam em instituições de longa permanências – denominação técnica para lares, residenciais de repouso e asilo, como queiram – e os internados em hospitais. Basta a solicitação do médico assistente e a vacina é feita gratuitamente. (1)

 O efeito protetor é bastante longo, mas para quem a fez antes dos 65 anos, é recomendada uma segunda dose após 5 anos. Detalhe: só após 5 anos. Não há vantagem alguma em fazê-la todo ano! Por outro lado, um idoso de 70 anos que faça a vacina hoje, por exemplo, não precisará complementar a imunização – bastante simples.

 E aqueles com 65 anos ou mais que não se enquadram nos critérios de distribuição gratuita? Enquanto os critérios do Ministério não mudam, esses idosos devem procurar clínicas de vacinação privadas para fazer a imunização. Vale a pena. Uma pesquisa feita em São Paulo, publicada em 2011, mostrou que a vacinação é extremamente custo-efetiva e deveria ser incentiva pelos agentes de saúde. (2) Os efeitos adversos são leves, como, do tipo eritema (vermelhidão) e dor local. Febre, dor muscular e reações locais graves ocorrem em menos de 1% dos adultos vacinados.

 Quanto aos benefícios da vacina, segundo uma pesquisa feita com idosos na Espanha, cabe destacar sua efetividade, que pode chegar a mais de 75% em pacientes sem alterações imunológicas. (3)

 O assunto é importante, pois há muito sabemos que a pneumonia é uma das principais causas de morte nos idosos. Há um século, um famoso médico chamado Willian Osler já constatava que ”a pneumonia é o final natural das pessoas idosas…”. E isso ainda é uma realidade.

 

Converse com seu médico.

Abraços, Leandro

 

 (1) Calendário de Vacinas do Adulto do Ministério da Saúde

 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464

 (2) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3256326/

(3) http://cid.oxfordjournals.org/content/40/9/1250.full

 

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta